domingo, 3 de março de 2013

Sine panem in circus

O primeiro-ministro demissionário Mario Monti em visita surpresa às forças italianas no Afeganistão (NATOchannel)

Ao assumir o governo italiano em novembro de 2011, Mario Monti se deparou com uma maldita herança de seu antecessor Silvio Berlusconi. Depois de três anos e meio como primeiro-ministro, Berlusconi entregou um país em colapso – dívida pública de 1,9 trilhão de euros (121% do PIB), altos índices de corrupção e frequentes escândalos sexuais envolvendo altos políticos como o próprio premier.

Pela descrença generalizada nos políticos, o professor Monti foi convidado a assumir a chefia de governo por ser tido como o único capaz de implementar as duras políticas de austeridade que a Itália tanto necessitava. Com o apoio no parlamento dos maiores partidos do país, o economista formou um governo técnico que durante treze meses conduziu reformas estruturais que aliviaram as finanças italianas e restauraram a credibilidade do país perante os mercados.

Suas medidas ortodoxas, contudo,  por mais que tenham alcançado os objetivos esperados, trouxeram aumento de impostos, desemprego e recessão. Por essas consequências impopulares, o governo foi aos poucos se desgastando perante os políticos e a opinião pública, forçando a renúncia do gabinete Monti, o que de fato aconteceu em dezembro do ano passado.

Ouvindo todos os partidos do país, o presidente Giorgio Napolitano marcou as eleições gerais para os dias 24 e 25 de fevereiro para que fossem preenchidas as 617 cadeiras da Câmara dos Deputados e as 315 do Senado da República. Formaram-se então quatro grandes coligações com as mais diversas ideologias. O ex-comunista Pier Luigi Bersani liderou os partidos de centro-esquerda; Silvio Berlusconi se uniu a centro-direita; Mario Monti comandou os independentes e tecnocratas; e o comediante Beppe Grillo formou um grupo dos descontentes com a política.

Passado o pleito, confirmou-se o temor dos mercados internacionais e das lideranças europeias: impasse eleitoral na Itália. A centro-esquerda de Bersani conseguiu maioria na Câmara, porém, o Senado se dividiu. Com essa sensação de desgoverno, várias teses são defendidas, inclusive a de formação de um “governo de minoria”, uma vez que nenhuma das coalizões do circo político italiano entra em consenso.

Independente do que decidam os políticos, o próximo governo italiano deverá pelo bem do próprio país, seguir fielmente o receituário de Mario Monti. O próximo gabinete terá pela frente novos desafios que giram em torno principalmente do crescimento econômico, reforma tributária e dívida pública.

Porém, caso o novo primeiro-ministro ignore as reformas draconianas do antecessor, recriando programas populistas e altamente deficitários da era pré-Monti, veremos a volta de uma antiga política romana, contudo, com cada vez mais circo [na política] e menos pão [na mesa]. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário