terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia de Portugal em Manaus

Eu, o Secretário das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e meu irmão Daniel 
No dia 10 de junho comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Tal data é considerada feriado nacional em Portugal e tem como objetivo principal exaltar a nação portuguesa, seu maior poeta Luís Vaz de Camões e as comunidades lusitanas além-mar.

Esta efeméride, contudo, foi festejada antecipadamente em minha cidade de Manaus no dia 4 de junho, com uma grande festa no Luso Sporting Club. Neste evento houve palestra proferida por Dom Luís Soares Vieira (Arcebispo Metropolitano de Manaus), homenagem a três personalidades da comunidade luso-brasileira do Amazonas, e entrega do Bilhete de Identidade (B.I.) aos mais novos cidadãos portugueses do Amazonas.


O marco mais importante da noite foi, todavia, a presença de José de Almeida Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Estiveram também na celebração do 10 de junho em Manaus o Vice-Cônsul de Portugal em Belém do Pará, Joaquim Ludovina do Rosário, o Cônsul Honorário português em Manaus, José dos Santos Silva Azevedo, o Presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Phelipe Daou, entre outros

O Secretário José Cesário é membro do XIX Governo Constitucional de Portugal, liderado por Pedro Passos Coelho e empossado a 21 de junho de 2011, e cuida do relacionamento com as comunidades lusitanas do ultramar, além de assistir as autoridades consulares ao redor do mundo.

Em sua segunda viagem oficial ao Brasil, entre 31 de maio e 4 de junho, Cesário visitou Fortaleza, Belém, São Luís e Manaus, tendo participado de diversos encontros com luso-brasileiros e visitado hospitais beneficentes portugueses.


3 comentários:

  1. Olá, sr. Benzecry. Sou repórter da Tv A Crítica e gostaria de fazer uma reportagem. O senhor conhece um tal de Adriano Gonçalves Feitosa? Ele comenta algumas de suas publicações aqui neste blog. Semana passada ele foi nomeado para o Prêmio ''Melhor Blog A Favor da Paz'' pelo Conselho Internacional de Blogs a favor da paz. Brilhante aquele blog. Jamais consegui, em 17 anos de carreira, escrever tão bem quanto o Feitosa. Prodígio aquele blogueiro. Ótimo blog o seu, aliás. Obrigado pelo seu tempo.

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas que maravilha! Aqui é Adriano Feitosa. Estou em êxtase. Imagina...meu caro repórter, eu envio por email meu contato telefônico e conversamos melhor sobre isso mais tarde. Esse Rafael Benzecry também é um excelente escritor, só tem pouco tempo livre para se dedicar ao blog. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço as palavras e se houver interesse em uma conversa mais complexa, o meu e-mail está disponível no meu perfil. Abraço

    ResponderExcluir